domingo, 30 de março de 2008

"Perfeição não é a melhor estratégia."

Esse aqui eu dedico a Marcos Aurélio (maas).

Bom na verdade vou tentar dizer o que ele me disse. Foi mais ou menos o seguinte: "Perfeição não é a melhor estratégia." E se queixou de passar muito tempo procurando soluções perfeitas e desse modo não resolver nada na prática. E começou a ver que soluções simples resolvem um problema.
Mas é isso mesmo. Que adianta uma solução perfeita se ela é cara demais. E uma mulher perfeita, se inacessível. Existe uma janela de tempo, isto é, um limite de espera. Existem outras limitações além do tempo, tais como dinheiro, paciência, falta de espaço, força fisica etc. Imagine, por exemplo, que virou um caminhão de chocolate, não dá pra levar tudo porque cada um tem um limite e pode levar o máximo. E aí é que tá? O perfeito é você trazer um caminhão com carregadores e pegar todo o chocolate, mas você nunca vai fazer isso, simplismente não vai. Mas daí vai lá, pega, sei lá, umas dez barras e vai ficar muito satisfeito. Porque resolveu o problema que tinha pra resolver dentro dos limites estamelecidos. É como se fossem a regra de um jogo. Simplismente nossa liberdade é limitada. Não dá pra fazer tudo o que queremos e a solução perfeita mesmo é aquela que funciona.
A gente tem mesmo é que resovler os problemas, nosso problemas pessoais, de casa, dos lugares que a gente freqüênta, do mundo, talvez, ou não -hehehhe. Resolver da melhor maneira possível (POSSÍVEL). Nunca, jamais ser mediocre, mas perfeccionismo demais acaba fazendo com que as coisas se tornem inúteis, quer dizer, elas deixam de acontecer.
Bom, melhor fazer de verdade, ainda que não seja lá essas coisas, do que saber fazer muito bem e não fazer nada.
Espero que não tenha ficado muito abstrato. Ainda que tenha ficado até um pouco difícil de entender, fiz esse post consciente de que foi o melhor possível.

2 comentários:

cabeça disse...

Estes dias li um texto que falava em dois postulados: 1. existem muito mais soluções complexas do que soluções simples; 2. é muito mais fácil encontrar soluções complexas do que simples para um mesmo problema. Apesar de haver uma relação lógica de causa e efeito entre estas duas definições prefiro olhar pra elas de forma independente. E por que lembrei desse texto ao ler o post citado? Porque acredito que perfeição não é a melhor estratégia e perfeição da forma como foi abordado lembra muito complexidade. Dai, mais que perfeição, acho que complexidade não é o caminho correto das melhores estratégias ou soluções. Think about!

NandoLins disse...

pow, peru falou oq eu ia falar...
mas ele falou com uma PERFEIÇÃO que nem vale a pena mais o meu comentário, kkkkkkkkkkkkkkk
a e levem esse perfeição não como complexidade, mas sim como concisão e clareza :P

ae!