sexta-feira, 4 de abril de 2008

O Fim do Mundo e a Morena

Hoje, conversando com um amigo no ônibus, ele veio me contar das duas vezes em que deu um "cavalo-de-pau*":

A primeira vez eu era muito novo, o carro começou a girar e escorregar pela pista molhada, os pneus estavam quase carecas o carro foi parar a dois palmos do muro de uma escola.
A segunda vez tava um pessoal dentro do carro, o meu primo e uma amiga dele muito gostosa. Fui dar o cavalo-de-pau só pra me amostrar. Eu achei que só funcionava com o carro acima de 80, quando chegou em 50 eu freei e puxei a direção só um pouquinho. O carro deu meia-volta completa e ficou com a frente virada pra onde antes eram as costas. Fiquei assustado demais. Não queria ter feito isso.


"Não queria ter feito isso." Era onde eu queria chegar. Gravaram bem? "Não queria ter feito isso." É uma frase comum após experiências mal sucedidas, principalmente quando seus experimentos acabam machucando outros que não estão envolvidos na brincadeira. Bom, essa frase do meu amigo - "Não queria ter feito isso." - me tocou um pouco quando a imaginei vinda da boca de algum cientista, em particular dos cientistas que estão tentando replicar o Big Bang.

- O quê?

Bom, é mais ou menos isso, essa tarde li uma notícia no Estadão que dizia que cientistas do Havaí estavam contestando essa experiência. Por quê? Porque acharam que um choque de prótons - que é o q vão fazer - poderia gerar um buraco negro. Um buraco a mais, um buraco a menos, o que importa? Acontece que um buraco negro simplismente suga tudo a sua volta, por exemplo alguma estrela que estiver por perto. O que aconteceria com um buraco negro na Terra? Em pouco instantes ela seria engolida.
Agora imagine, daqui a alguns meses, nós ocupados em nossos ofícios pouco prazerosos, pensando em como pagar a conta de energia e na cerveja próxima sexta-feira, pensando em morenas fantásticas que talvez nunca conheçamos e nos confortando que temos a vida toda pela frente e acabaremos nos conformando com tudo. Bom, estamos nós curtindo o nosso livre prazer de existir quando um cara está tentando dizer "Não queria ter feito isso." e sendo engolido por uma coisa que só alguns físicos no mundo sabem o que é direito e segundos depois nós sumimos sem aquele tradicional desespero de fim de mundo - onde era a nossa única chance e nossa única esperança de possuir aquela morena ao lado.
O triste não é nem o fim do mundo em si, porque o fim do mundo e a morte são coisas previstas e portanto programadas. O triste, o que me deixou abalado mesmo, é saber que não vai ter tempo da morena se desesperar e não vai pintar minha chance. E que essa experiência deve ser feita daqui a dois ou três meses, isso é, tá tão perto que nem dá tempo de eu bolar uma estratégia pra convencer tal morena, que o mundo vai se acabar e que não faz o mínimo sentido ela continuar a me ignorar. E que se, no desespero do fim do mundo, ela tivesse uns trinta segundos pra pensar no que poderia ter feito, com certeza eu estaria por meio segundo nos pensamentos dela. Fazendo a proporção, se ela tivesse 30 segundos, 0,5 segundos são completamente meus, assumindo que temos 2 ou 3 meses o equivalente seria 24 ou 36 horas pra mim, isto é, um fim-de-semana. Mas a morena não sabe, não sabe que o mundo vai se acabar, não sabe do meus desespero, provavelmente já esqueceu a regra de três e não conhece a gravidade do problema do desaparecimento da terra, pois não leu o Guia dos Mochileiros das Galáxias...

*cavalo-de-pau, pra quem não sabe, é uma manobra automobilística de certo risco, onde o piloto do veículo inicia a manobra com o carro a certa velocidade, encaminhando o carro em linha reta, depois puxa o freio-de-mão e vira a direção do automóvel para um dos lados.

7 comentários:

jera disse...

muito bom, coxa! tema interessante, intimista e ao mesmo tempo universal, que, bem à "la coxa", converge para a possibilidade não menos interessante das morenas nos darem mais bola...

=]

Unknown disse...

Sucesso!!!
Demais, elementos de dimensões tão distintas, o big-bang e uma bela morena, colocados de maneira tão próxima!!!

Oa, vê se me apresenta essa morena hein!!

Abraço brother!!!

NandoLins disse...

Rapaz eu tinha visto essa reportagem, fiquei um pouco assustado..., ou não! heuehuehueheuehuehe
saca ai: http://youtube.com/watch?v=hTo50HlCUls

Digao disse...

coxa, muito boa a sua crônica, principalmente pela sua visão holística do fim do mundo, aliás uma visão muito otimista por sinal !!

cada vez melhor, parabéns !

marcos disse...

deixa de enrolaçao little leg! tres meses eh tempo pra caramba!

unknown disse...

to com o maurelio12345..! o doido do big bang deseja a experiencia, tu desejas a morena. levando em consideracao o tempo e complexidade das tarefas..sinceramente coxa...tu ta de vacilo.

Tiago Buarque disse...

Porra, queria uma desculpa, mas não tenho.