domingo, 6 de julho de 2008

Objetivo e Método

Pra quem tinha perdido a esperança: "quem espera sempre alcança". Há ainda um luz no fim do túnel, Fernando. Quem dera fosse uma fogueirinha de São joão.
Não obstante toda doença, feriados e computadores quebrados o motivo pricipal de eu não ter postado antes foi a organização. Não a falta mas a presenaça dela. Fiquei pensando sobre definir um tema específico e como procederia o texto. Esse pudor todo trai a sistematica mais produtiva que eu conheço e que venho tentando ensinar o Sid na esperança que ele termine o TG.

Pois bem, vamos começar a falar sobre método e objetivo. Onde objetivo é algo que você quer alcançar e método é como vc vai fazer para conquistar seu objetivo.

Esse assunto está em todas as atividades da vida e é fácil provar isso. Primeiro vamos ver alguns exemplos. Suponha que você esteja com sede, seu objetivo é matar a sede e seu método pode ser tomar água ou suco ou refrigerante ou chá mate etc. E o exemplo que me levou a pensar pela primeira vez nesse assunto foi justamete a avaliação de alunos que cursam uma disciplina, constantemente pretende-se avaliá-los através de prova escrita e eventualmente com trabalhos como seminário e projetos.

É facil entender que a dinâmica método-objetivo está em tudo na vida: se você quer uma coisa que precisa ser feita (construida, transportada, realizada, pensada etc.), você tem um objetivo. Para alcançar um objetivo é preciso trabalhar para que ele aconteça e para tanto existem diversas maneiras. Cada uma dessas formas através da qual pretende-se concretizar um objetivo chamaremos de método.

O ponto mais importante nisso tudo é analisarmos a eficácia do método, ou seja, "esse método alcança realmente meu objetivo?" E afirmo o seguinte: para definir um método de boa performance faz-se necessário conhecer bem o objetivo - como diria o sábio Sócrates: "Conhece-te a ti mesmo".

Agora vou explicar o que eu disse. Voltemos ao exemplo da sede, quase todo mundo sabe que beber água do mar é um método ineficaz. E mesmo que você esteja morrendo num bote salva-vidas do seu barco que naufragou, tomar água salgada só vai lhe fazer mal. Esse exemplo é bem idiota e fácil de entender. Mas ele mostra que é preciso saber como seu corpo funciona e que a água para matar a sede precisa ter uma concentração máxima de sais. E mostra ainda que o objetivo - apesar de não ter pensando diretamente nisso - não é somente não sentir mais sede, mas é continuar vivo. Portanto é preciso pensar bem no objetivo a priori (matar a sede) e no objetivo real (matar a sede e continuar vivo).

Minha crítica aos métodos avaliativos: provas, vestibulares etc. Eu sei que é extremamente difícil medir o conhecimento de um aluno, mas não só é preciso medir como é preciso registar provas de que o aluno aprendeu determinada disciplina. Mas, se você define métodos errados para avaliação, acaba medindo outra coisa qualquer sem significância.

Outras questões: ser feliz. Como se elabora planos e ações para ser feliz se não se sabe como é que você vai ser quandor for feliz? Daí entra outro assunto de igual importância: a métrica. A métrica vai dizer se o objetivo foi alcançado. Conhecendo bem o objetivo consegue-se estabelecer uma métrica coerente para daí elaborar um método eficaz.
- Deixo aqui um comentário pertinente ao exemplo: se a felicidade não estiver bem próxima nunca vai ser alcançada.

Lembremos do que disse Sosó: "conhece-te a ti mesmo". Essa reflexão sobre o que está acontecendo no nosso dia-a-dia - e o quanto isso é coerente com nossos objetivos - nos assegura a consciência necessária para ser donos de nossas vidas: escolher os objetivos reais - e o método pertinente - ao invés de seguir com a corrente ou "dar murro em ponta de faca".

3 comentários:

Unknown disse...

Sosó? hahaha

NandoLins disse...

Como diria o grande poeta, "felicidade não existe, tudo que existe na vida são momentos felizes"
ser feliz é um objetivo muito grande, é melhor fragmentar esse negocio heuheuehueheu

Objetivo: post
método: pedir heuehuheuehe
grande coxa!

Digao disse...

muito bom ver tudo na vida de forma simples e concisa: objetivo -> métrica -> método, não necessariamente nessa ordem ....
fica mais facil traçar metas!
grande explanação, mestre coxa !!